Marketing Digital

5 Dicas Grátis Para Fazer as Redes Sociais da Sua Marca Funcionarem

As redes sociais devem ser levadas a sério e devem ser trabalhadas como todas as restantes áreas do seu negócio. Na AND prestamos serviços especializados em marketing digital. Criamos e implementamos estratégias de marketing digital que lhe garantem um retorno financeiro. Não gaste mais energia, fale connosco.

André Santos
|
21/2/2018

As redes sociais são muito mais do que filtros engraçados por isso garanta que a sua marca as usa de uma forma rentável.

Ultimamente é difícil perceber o que é mais importante para o sucesso de uma marca online. Se as redes sociais, se a análise dos dados por elas criadas.

A verdade é que não há respostas certas nem erradas. Ambas se complementam. Mas isto pode ser frustrante, principalmente se é um empresário com tempo limitado e quer perceber onde deve depositar o seu tempo, dinheiro e energia. Principalmente porque se vamos aplicar o nosso esforço físico, mental e monetário online queremos colher frutos.

Tomar uma decisão em relação à estratégia a adoptar nas redes sociais da sua empresa pode ser outra dor de cabeça, principalmente porque o campo do marketing digital se transforma quase diariamente, aqui, a contratação de um serviço profissional de social media management não é uma comodidade mas sim uma necessidade.

Muitas das críticas em relação ao uso das redes sociais por parte de alguns empresários prendem-se com o facto de associarem as redes sociais a vídeos engraçados ou ao uso de filtros no instagram. Esta é, contudo, uma visão pouco precisa do que as redes sociais podem fazer pelo seu negócio.

Para a grande maioria dos Millennials e jovens empresários focados em obter lucros provenientes do online e que trabalham esse segmento do marketing, a grande vantagem de trabalhar com redes sociais é que muitos dos softwares são grátis. Contudo, e como já deve ter reparado, existem diversas ferramentas e diversas redes sociais que pode usar para promover a sua marca. Mas é importante percebermos que as soluções grátis não são as melhores. As mais sofisiticadas e funcionais apenas estão disponiveis através de planos de pagamento e isso torna o seu uso muito mais dispendioso do que a contratação de um serviço profissional de social media management, que dispõe de todas as ferramentas premium necessárias.

Por outro lado a falta de uma estratégia de marketing digital profissional faz com que muitas empresas não tenham nenhum retorno financeiro em nenhuma das suas plataformas online. E muitas das vezes a grande falha é precisamente a interligação entre o website e as redes sociais. Felizmente existem soluções financeiramente acessíveis para rentabilizar o seu investimento online.

Estas ideias e sugestões têm como objectivo dar-lhe uma ideia de como pode obter mais das redes sociais da sua empresa. Sendo que se combinarmos todas as sugestões, as redes sociais da sua empresa podem-se transformar num emprego a tempo inteiro. Mas caso opte por um dos nossos serviços de marketing digital, saiba que vai poder usufruir de todas estas ferramentas.

  1. Descubra que plataformas online mais se adequam à sua marca

Existem diversas redes sociais mas nem todas se adequam à sua marca e ao seu público-alvo. Por exemplo, se tiver uma pastelaria, um loja de decoração ou uma florista, o Pinterest pode ser uma excelente solução para o seu negócio visto que é uma das redes sociais mais usadas quando procuramos artigos e ideias ligadas à decoração, à estética e à imaginação. Tente mostrar imagens claras dos seus artigos com a melhor composição, cor e luz possível.


  1. Procure saber onde estão os seus clientes

Existe muita informação online sobre o tipo de público que se pode encontrar em cada rede social bem como diversos dados demográficos que o comprovam. Mas de uma forma geral se a sua marca tiver uma página de Facebook e uma conta no Instagram está no bom caminho. Ambas as plataformas, especialmente o Facebook, têm uma audiência grande em número e diversificada em público que certamente lhe garantem um bom alcance sem que isso lhe custe uma fortuna em publicidade.

  1. Assegure-se de que tem um bom plano

Por diversas vezes consumidores e clientes usam as redes sociais para procurar um produto e/ou serviço e torna-se frustrante entrar na página de uma empresa e constatar que a mesma não é actualizada à vários dias, senão semanas. Isso faz com que o consumidor procure por outra marca online, uma marca mais actualizada! Nos dias de hoje, cada vez mais são os que usam redes sociais e apostam nelas para procurar os produtos e serviços que precisam, é por isso importante assegurar que a sua marca é activa em todas as plataformas para conseguir garantir a captação de novos clientes hoje e no futuro.

  1. Esteja presente no seu mercado

Todos as áreas de negócio têm grupos, associações e websites próprios onde pode dar a conhecer os seus produtos e/ou serviços. Inclusivé para empreendedores e pequenas empresas existem páginas e grupos específicos que o podem ajudar a crescer online. Grupos de Facebook da sua área de negócio ou localização, câmara do comércio, bases de dados de serviços e empresas ou até centros de apoio ao crescimento empresarial são alguns exemplos de como pode encontrar locais online para promover a sua marca.

  1. Use apenas o que funciona

Não tenha medo de analisar o que é que a sua concorrência está a fazer. Se funciona adote essa mesma estratégia e torne-a sua. Adapte essas ideias à sua marca e promova os seus produtos e/ou serviços para o seu público-alvo. Especialmente nas redes sociais, se o seu concorrente postar um certo tipo de imagens com determinados hashtags que funcionam e convertem em vendas, adote essa estratégia. Num mundo onde a partilha de conteúdos se faz ao minuto, é ainda mais fácil inspirar-se e usar os mesmos conteúdos de diferentes formas.

As redes sociais devem ser levadas a sério e devem ser trabalhadas como todas as restantes áreas do seu negócio. Pode parecer estranho mas na realidade faz todo o sentido. As redes sociais são já parte do nosso dia-a-dia e se faz sentido ter um cartaz publicitário ou um flyer nas ruas faz ainda mais sentido ter uma presença activa nas redes sociais pois tem a possibilidade de chegar a mais clientes não só a nível nacional, mas também internacional, e tudo isto sem ter de investir milhões de euros.

Infelizmente as redes sociais podem ser um trabalho a tempo inteiro e sugar toda a sua energia. A boa notícia é que na AND prestamos serviços especializados em marketing digital. Criamos e implementamos estratégias de marketing digital que lhe garantem um retorno financeiro. Não gaste mais energia. fale connosco.

Últimos Post's